quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Sobre o Twitter... Do que se trata?"


Uma mistura de site de relacionamentos e blog que é a nova febre da rede mundial de computadores.


Trata-se de uma página que mostra as atualizações do usuário e as de quem ele "segue", numa espécie de mural.
É possível "twittar" de qualquer lugar, basta ter acesso à rede. Pode ser até pelo celular, uma das ferramentas mais práticas do site.

Você pode escrever o que está fazendo ou lendo, ao que está assistindo, fazer anúncio de empregos e até contar o que está acontecendo na sua rua (muitas redes de comunicação, como CNN, BBC, G1 e Gazeta OnLine, já estão twittando, postando notícias de última hora).
E ainda existe a possibilidade de fazer links e disponibilizar vídeos, fotos e música.

.

No Brasil, o número de usuários residenciais em fevereiro chegou a 344 mil, segundo dados do Ibope/NetRatings.

Apesar do boom nacional, o crescimento ainda é maior em outros países. Nos Estados Unidos, de acordo com a mesma pesquisa, o número de visitantes pulou de 1,5 milhão, em dezembro, para 2,6 milhões, em fevereiro. Até o presidente Barack Obama tem um perfil. Criado em 2006 por uma empresa americana, o site não tem nada demais.


Blog também é ferramenta de trabalho
Ainda sendo descoberto por muitos usuários, o Twitter é espaço promissor para as empresas. Marcus Cardoso, 25, coordenador de mídias digitais de uma agência de assessoria, aposta no site como ferramenta de divulgação. Uma ação que comprova isso foi a promoção de um evento de música eletrônica no microblog. "Criamos o
twitter/skolsensation para que pudéssemos nos relacionar direto com o público. Ali tirávamos dúvidas, ficávamos sabendo quais eram as expectativas das pessoas para a festa e disponibilizávamos músicas das atrações", enumera. Um dos pilares para que isso aconteça é justamente o nicho. "Em vez de colocar um outdoor para todo mundo ver, você vai onde seu público potencial pode realmente estar", acrescenta. E aí vale promoção, falar direto com o consumidor final, dar voz ao usuário e aproximar as esferas da sociedade.

Twittando
O que é? Uma mistura de blog e site de relacionamentos.

Como funciona? Cada usuário tem uma página em que faz postagens, com no máximo 140 caracteres, respondendo à pergunta: "O que você está fazendo?". Você pode escolher quem vai seguir (follow) e visualizar em sua página as atualizações dessas pessoas. Você também pode ser seguido. O fundo e as cores são personalizáveis.

Como começar? Vá até o endereço www.twitter.com e faça seu cadastro. Você pode colocar uma imagem para o seu perfil e seus dados, como o país de origem e uma minibiografia.

Aplicativos. Existem vários ferramentas para facilitar a sua vida no Twitter. Em www.seesmic.com, por exemplo, você grava e publica um vídeo quase que instantaneamente.

Fotos. O TwitPic (www.twitpic.com) serve para enviar fotos para o Twitter.

Músicas. A Blip.fm (http://blip.fm) é uma ferramenta bem prática para
postar músicas.

Listas. Em www.twitterholic.com, você pode ver o ranking de usuários
com maior número de seguidores, os links mais clicados e os vídeos
mais vistos.

Variações. A pergunta principal do Twitter é "O que você está
fazendo?", mas já existem outras. "O que você está comendo?"
(tweetwhatyoueat.com) e "O que você compra?" (http://buytter.com).


Twitter do Em Movimento: www.twitter.com/emmovimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário