segunda-feira, 27 de abril de 2009

Como otimizar suas vendas em datas comemorativas

Guia para o lojista: Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais fortes do comércio. Além de mexer com a emoção dos consumidores, o que se traduz em um forte motivo para realizar a compra, estimula os negócios de lojistas e fabricantes de diversos setores da moda.
O aquecimento do mercado nessa época do ano gera muitos lucros, mas sai na frente quem já está se planejando para atender os consumidores e sabe que tipo de produto ele provavelmente vai adquirir.

Comportamento do Mercado

Datas comemorativas sempre estimulam o mercado. No ano passado, o crescimento das vendas foi de 9% em relação ao ano anterior. Para 2002, a expectativa da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) é de que o crescimento seja de 3% em relação a 2001.

Conheça o seu consumidor e saia na frente de seus concorrentes

Conhecer seu consumidor é o diferencial entre seu negócio e o de seu concorrente. Por isso, se você ainda não analisa quem faz compras em seu estabelecimento com atenção, comece já!
Isso vai lhe fornecer informações preciosas não somente para conquistá-lo em datas comemorativas, mas sim durante todo o ano.
Mesmo quando o mercado enfrenta períodos de baixa, o comerciante que conhece bem os desejos de seu consumidor consegue driblar as crises. Isso por que estimula a compra a partir de uma vontade e não a partir de uma necessidade.

Do seu consumidor para a presenteada: a mãe

Para o Dia das Mães, você pode usar essas informações preciosas sobre seu consumidor para oferecer seus produtos de forma a encantá-los.
Isso não significa não fazer alusão à data. Muito pelo contrário! É o tipo de informação que sua vitrine expressa que vai captar a atenção do cliente e estimulá-lo a entrar no ponto de venda.
Mas uma pergunta pode surgir nesse momento: "Certo, eu conheço meu consumidor, mas não tenho a menor idéia do que a mãe dele gosta!".
Tudo bem! É aí que entra em jogo o resultado de suas observações! Vender um produto para seu consumidor, para que ele ofereça como presente é diferente de vender um produto para ele mesmo, certo?
Mas a forma como você vai expor a data é que será o diferencial. Pense bem: todo mundo gosta de comprar um presente e sair da loja satisfeito e certo de que será um prazer para quem vai recebê-lo. Nós todos compramos artigos que, antes de qualquer coisa, achamos interessantes ou bonitos. E é nesse ponto em que, quem sabe para quem está vendendo, sai na frente da concorrência!

Montando a sua estratégia: conquistando o filho

Nessa data, o lojista pode encarar o Dia das Mães de diferentes pontos de vista: como amor incondicional, como uma relação aberta entre mãe e filho, como um relacionamento mais tradicional. Pode também se fixar em momentos dessa relação, restritos à família e à casa, ou mais abertos, em locais de lazer ou viagens. Pode focalizar as múltiplas facetas da mulher moderna, que é mãe e trabalhadora. Ou ainda de uma forma saudosista: a mãe que cuidou do filho com carinho, quando ele era menor, etc.
Pesquise seu consumidor e defina a melhor forma de encantá-lo nesta data tão especial!

Por Vivian Bulla ( vbulla@modapoint.com.br).
Ilustração: Vivian Bulla

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