quinta-feira, 12 de março de 2009

GISELE BARBOSA...eu tiro o chapéu!!!!!

RESPONSABILIDADE SOCIAL
A mola mestra de Gisele Barbosa: MODA E RESGATE SOCIAL
Essas são duas palavras que definem o trabalho que a estilista Gisele Barbosa desenvolve em seu ateliê, Mãos de Fada, em Niterói (RJ). Por trás de cada detalhe das peças existe uma pessoa que ganhou uma nova oportunidade de vida e crescimento pessoal.
Atualmente, Gisele emprega, direta e indiretamente, cerca de 500 (quinhentas) pessoas, na maioria mulheres, que são responsáveis em reproduzir suas idéias. As “meninas”, como Gisele chama carinhosamente suas bordadeiras e artesãs, têm hoje a oportunidade de mostrar seu talento. “São verdadeiras artistas”, diz Gisele. E a estilista não pára aí com os elogios, acrescentando que são elas que movem o seu trabalho.
Saber que está ajudando tantas pessoas com uma oportunidade de trabalho e geração de renda é o principal para a estilista. A preocupação que elas continuem a ter trabalho foi umas das razões que motivaram a estilista a investir na exportação, pois no período de lançamento de uma nova coleção o volume de trabalho diminui e a produção para exportação preenche esta lacuna.
Outra contribuição do trabalho da estilista é com o sentimento de auto-estima dessas mulheres. Segundo Gisele, cada uma tem sua história e saber de suas conquistas devido ao trabalho no ateliê é uma felicidade. Algumas já conseguiram ter a casa própria e outras incentivaram a família toda a se dedicar a esse oficio. As peças de Gisele Barbosa refletem muito mais do que sensibilidade da estilista e seu talento, mas também o trabalho social que ela desenvolve com as suas meninas. Toda vez que alguém compra uma de suas criações, mesmo sem saber, está ajudando um outro alguém a ter uma vida melhor.
A estilista é freqüentemente perguntada sobre sua opção, dentre tantas existentes, pelo trabalho manual.Na opinião da estilista, o trabalho manual não só agrega valor em tudo o que origina, mas também traduz um pouco da história de cada pessoa que coloca sua energia na confecção d0 mesmo.
Além disso, em um país tão cheio de recursos naturais, as peças artesanais contribuem para a criação de uma identidade do próprio país e, em última análise, de seu próprio povo.
Segundo a estilista, em uma sociedade cada vez mais mecanizada, torna-se fundamental a valorização do ser humano, cada qual contendo uma história distinta onde se encaixam realizações e frustrações, alegrias e tristezas...
Gisele Barbosa costuma dizer que todo trabalho manual feito com amor é uma obra de arte, e é exatamente desta forma que ela e o Ateliê Mãos de Fada encaram todas as criações que nascem de seus esforços.
O trabalho manual ativa a verdadeira essência do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário